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Fidelizar clientes 8 dicas para atrair e fidelizar clientes

Fidelizar Clientes

Fidelizar clientes é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente. Com um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, manter clientes satisfeitos e engajados se tornou uma das principais estratégias de negócio.

A fidelização de clientes não se resume apenas a oferecer um bom produto ou serviço, mas também envolve a criação de uma relação duradoura e de confiança com o público-alvo. Dessa forma, as empresas precisam estar constantemente atentas às necessidades e expectativas dos clientes, buscando sempre oferecer soluções personalizadas e um atendimento de qualidade.

1 – COM AS PREVISÕES DE QUE A ECONOMIA BRASILEIRA DEVE SE RETRAIR EM 2015, É IMPORTANTE AVALIAR SE SUA EMPRESA ESTÁ NO CAMINHO CERTO PARA SE CONSOLIDAR COMO REFERÊNCIA EM DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO E FIDELIZAR CLIENTES

Empresas que atuam em segmentos muito dinâmicos, enfrentam cada vez mais pressões comerciais. Com as previsões de que a economia brasileira deve se retrair em 2015, é importante avaliar suas estratégias de vendas para atrair novos clientes e manter fieis aqueles de longa data. Neste contexto, oito dicas podem colocar sua empresa no caminho certo para se consolidar como referência em determinado produto ou serviço e fidelizar clientes.

1. Conheça o que vende: O primeiro passo para ser bem sucedido na venda de um produto, serviço ou mesmo de uma ideia, é ter amplo conhecimento sobre o valor agregado do que você oferece. Mais do que isso, é fundamental ter domínio sobre o mercado em que atua, conhecer bem sua empresa, seus principais concorrentes, as expectativas de seus clientes e os diferencias do que você vende.

2 – Seja ético: Se você realmente acredita naquilo que oferece e consegue transmitir confiança ao cliente, não precisa se preocupar demais com os concorrentes. Destaque-se pela qualidade de seu produto e nunca criticando a concorrência.

3. Cuide do marketing: Não é raro que campanhas de marketing tenham foco nas soluções que a empresa oferece, suas principais características e benefícios. Mas, onde fica o cliente? Ele geralmente busca ajuda para resolver um problema e, por isso, é importante que se sinta contemplado em suas campanhas. Se isso não acontece, é pouco provável que ele tenha engajamento com sua marca e que se torne um usuário de seus produtos.

4. Ofereça sempre o melhor: Não basta investir em ações de marketing, dizer que seu produto ou serviço é excelente, se não for realmente bom. O cliente até pode ser convencido na primeira compra, mas dificilmente será um usuário fiel. Para conquistá-lo, ofereça sempre o melhor.

5 – Mantenha-se atualizado: Para dialogar com cada cliente, seja pessoalmente ou por meio de campanhas publicitárias, é fundamental possuir informações atualizadas sobre eles, suas principais metas, desafios e problemas. Mas, como o time de vendas pode ser eficiente se conta com dados de cinco anos atrás? Por isso, a imersão no universo do cliente deve ser recorrente e não um projeto isolado. Mesmo que você esteja certo de que conhece bem o seu cliente, é sempre possível se surpreender.

6. Motive sua equipe: Uma empresa vive de suas vendas. Por isso, é importante que conte com um time de vendedores apaixonado pelo que faz. Afinal, eles são a ponte entre sua companhia e o cliente. Ao oferecer um atendimento de qualidade, eles ajudam a consolidar o nome de sua marca. Por outro lado, se falta motivação, podem comprometer seu negócio.

7. Invista em comunicação: Além de incentivar sua equipe, é preciso treiná-la. Habilidades de comunicação oral e corporal são elementares no processo de vendas. Frente a frente com o cliente, o vendedor deve ser capaz de apresentar o produto com entusiasmo e saber ouvir dúvidas, mantendo sempre o contato visual e demonstrando interesse.

8. Ouça o cliente: Seus clientes são porta-vozes de sua marca e têm o potencial de atrair novos compradores. Por isso, é essencial avaliar continuamente o quanto estão satisfeitos com seus produtos. Para tanto, nada melhor do que perguntar a eles. É uma forma simples de identificar e corrigir problemas. Isto sem falar que a aproximação com o cliente ajuda a construir uma relação de confiança na sua empresa e pode influenciar decisões de compra.

 

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