DESLIZE PARA BAIXO

Criatividade empresarial – Manual

criatividade empresarial sistema erp industria

A criatividade empresarial é a capacidade de aplicar a criatividade e a inovação para gerar novas ideias e soluções para problemas no contexto empresarial. Ela envolve a capacidade de pensar fora da caixa, identificar oportunidades, antecipar tendências, e criar novas formas de abordar questões empresariais.

Num mundo em constante mudança como o de hoje, no qual a capacidade de competir das empresas depende cada vez mais de aspectos intangíveis, como a inovação e o conhecimento, a criatividade surge como um elemento de importância capital para a competitividade das regiões e das empresas. [Albert Einstein]

Face à impossibilidade de competir em preços com algumas das economias emergentes, as estratégias regionais deram origem a um caudal de políticas de reforço das atividades baseadas no conhecimento e na I&D. A criatividade, por seu lado, é uma ferramenta que ativa o processo inovador por meio da geração e desenvolvimento de ideias no mundo empresarial. Da mesma forma, a criatividade é uma capacidade inerente às pessoas, que pode ser desenvolvida coletivamente e cuja utilização constitui uma oportunidade para melhorar a competitividade das empresas. No entanto, nem sempre as equipas de trabalho das organizações, nem as respectivas estruturas, utilizam modelos de trabalho que fomentem o desenvolvimento da criatividade.

O CREA BUSINESS IDEA é um projeto transnacional co-financiado pelo FEDER e enquadrado no Programa INTERREG IVB SUDOE da União Europeia. O objetivo do projeto consiste em analisar experiências internacionais de fomento da criatividade nas regiões, que tenham propiciado o desenvolvimento de talento criativo nas empresas.

A identificação dos elementos-chave dos casos com mais sucesso deve permitir o desenvolvimento de ferramentas que fomentem a criatividade nas regiões participantes no projeto CREA BUSINESS IDEA e, por extensão, nas regiões dos Estados Membros da União Europeia.

Neste contexto, este manual tem um duplo objetivo: por um lado, disponibilizar aos agentes públicos um instrumento para o fomento da criatividade empresarial dirigida à criação de empresas criativas ou ao aumento da competitividade das existentes; por outro lado, para as empresas ou para os potenciais empreendedores, introduzir o conceito de criatividade nos negócios e apresentar as principais técnicas para a sua aplicação prática nos processos de inovação.

Com esta finalidade, no primeiro capítulo é feita a análise do conceito de criatividade numa perspectiva geral.

No segundo capítulo, é feita uma análise deste conceito numa perspectiva empresarial.

O terceiro, baseando-se nas conclusões dos dois primeiros capítulos, centra-se no estudo das características da pessoa e da empresa criativa, oferecendo chaves para a criação de um meio propício para o desenvolvimento da criatividade no mundo empresarial.

O quarto capítulo tem um enfoque mais específico, pois trata a criatividade aplicada à criação de empresas.

O quinto capítulo faz um resumo das principais técnicas de criatividade na empresa e o sexto proporciona conselhos práticos para a utilização de idéias criativas no processo inovador e em projetos empresariais.

Manual Criatividade Empresarial (Download)

Com o Sistema ERP da INDBRAS Sua Empresa Alcançara o Próximo Nível