DESLIZE PARA BAIXO

Industria 4.0 – Quarta Revolução Industrial

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

industria 4.0
Industria 4.0A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas.

Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.
industria 4.0

Índice

industria 4.0

1 Nome
2 Princípios de Projeto
3 Indústria 4.0 no Brasil
4 Referências
5 References

industria 4.0industria 4.0

Nome

O termo “Industria 4.0” teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promove a informatização da manufatura. A primeira revolução industrial mobilizou a mecanização da produção usando água e energia a vapor. A segunda revolução industrial, então, introduziu a produção em massa com a ajuda da energia elétrica. Em seguida veio a revolução digital e o uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos, bem como Tecnologia da Informação para automatizar ainda mais a produção.
industria 4.0
O termo foi usado pela primeira vez na Hannover Messe. Em Outubro de 2012, o Grupo de Trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Henning Kagermann (German Academy of Science and Engineering) apresentaram um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Federal Alemão. Em Abril de 2013, novamente na Feira de Hannover, o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado.

industria 4.0

Princípios de Projeto

industria 4.0

São seis princípios de projeto na Indústria 4.0. Esses princípios orientam as empresas a identificarem e a implementarem os cenários previstos na Indústria 4.0.
industria 4.0
Interoperabilidade: a habilidade dos sistemas ciber-físicos (suporte de peças, estações de montagem e produtos), dos humanos e das Fábricas Inteligentes de se conectarem e se comunicarem entre si através da Internet e da Computação em Nuvem.
Virtualização: uma cópia virtual das Fábricas Inteligentes é criada por sensores de dados interconectados (que monitoram processos físicos) com modelos de plantas virtuais e modelos de simulação.industria 4.0
Descentralização: a habilidade dos sistemas ciber-físicos das Fábricas Inteligentes de tomarem decisões sem intervenção humana.
Capacidade em Tempo-Real: a capacidade de coletar e analisar dados e entregar conhecimento derivado dessas análises imediatamente.
Orientação a Serviço: oferecimento dos serviços (dos sistemas ciber-físicos, humanos ou das Indústrias Inteligentes) através da Computação em Nuvem.
Modularidade: adaptação flexível das Fábricas Inteligentes para requisitos mutáveis através da reposição ou expansão de módulos individuais.

industria 4.0

Indústria 4.0 no Brasil.

industria 4.0

A Indústria 4.0 desponta como caminho natural para aumentar a competitividade do setor por meio das tecnologias digitais. No Brasil ainda é pouco utilizada pelas empresas nacionais. O atraso brasileiro diante da integração das tecnologias físicas e digitais em todas as etapas de desenvolvimento de um produto fica evidente porque 43% das empresas não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial. Nas pequenas empresas, esse porcentual sobe para 57%. Entre as grandes, a fatia recua para 32%.

De acordo com pesquisa nacional sobre adoção de tecnologias digitais relacionadas à era da manufatura avançada, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que pode ter sobre a competitividade. O desconhecimento é significativamente maior entre as pequenas empresas (57%). Ademais, infere-se que o Brasil esteja pouco preparado para a adoção em larga escala da Indústria 4.0 tendo em vista aspectos estruturais, educacionais e culturais.

industria 4.0

O governo brasileiro tem incentivado a adoção da Indústria 4.0 por meio de programas e políticas públicas, como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e o Programa Nacional de Apoio à Indústria (PNI). Esses programas buscam estimular a inovação e o investimento em tecnologia nas empresas brasileiras, a fim de aumentar a competitividade do país no mercado global.

Além disso, muitas empresas brasileiras estão adotando tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e a robótica, para otimizar seus processos de produção e aumentar a eficiência. A digitalização dos processos industriais também tem sido um foco importante para as empresas brasileiras, com a adoção de tecnologias de automação e de sistemas integrados de gestão.

No entanto, apesar dos avanços na adoção da Indústria 4.0 no Brasil, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, como a falta de mão de obra qualificada e a necessidade de investimento em infraestrutura de tecnologia e conectividade. É importante que o governo, as empresas e as instituições de ensino trabalhem em conjunto para superar esses desafios e garantir que o país possa aproveitar todas as oportunidades que a Indústria 4.0 oferece.

industria 4.0

Industria 4.0 – Referências

industria 4.0

The 2016 World Economic Forum Misfires With Its Fourth Industrial Revolution Theme
Hermann, Pentek, Otto, 2015: Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios, accessed on 3 February 2015
Jürgen Jasperneite:Was hinter Begriffen wie Industrie 4.0 steckt in Computer & Automation, 19 Dezember 2012 accessed on 23 December 2012
Kagermann, H., W. Wahlster and J. Helbig, eds., 2013: Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0: Final report of the Industrie 4.0 Working Group
Die Evolution zur Industrie 4.0 in der Produktion Last download on 14.
«Pesquisa Nacional Sobre Adoção de Tecnologias Digitais Relacionadas à Era da Manufatura Avançada – Revista PEGN». Consultado em 8 de setembro de 2016
«Pesquisa Nacional Sobre Adoção de Tecnologias Digitais Relacionadas à Era da Manufatura Avançada – EBC». Consultado em 8 de setembro de 2016
Venturi, Jacir (4 de fevereiro de 2018). «Estamos no limiar da Quarta Revolução Industrial». Jornal Gazeta do Povo. Consultado em 16 de fevereiro de 2018

 

Com o Sistema ERP da INDBRAS Sua Empresa Alcançara o Próximo Nível

industria 4.0