Entenda sobre a margem de contribuição, pois seu negócio pode estar vendendo bem, mas sem ter lucro. Entenda como calcular os ganhos brutos e as despesas a fim de organizar as contas.
Em qualquer que seja o segmento, indústria, comércio ou serviços, é perfeitamente possível e fácil se apurar o valor e o percentual respectivo da margem de contribuição.
Antes de tudo, porém, é preciso entender o que é a margem de contribuição.
Se é preciso comprar o que é vendido e ainda pagar algumas despesas que só ocorrem quando se vende, como é o caso de impostos sobre a venda e das comissões dos vendedores, quanto sobra para a empresa pagar despesas fixas e ter lucro? Essa é a margem de contribuição.
Mas por que esse nome: margem de contribuição? Isso tem um sentido:
Margem – porque é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda.
Contribuição – porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro.
Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta:
Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
No documento (PDF) abaixo, conheça um case completo para ilustrar esse assunto e aprenda a calcular a margem de contribuição.
Fonte: Sebrae Nacional